segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O que sei sobre Cuba até agora...




Sempre ouvi falar desta rixa entre EUA e Cuba....Direita e Esquerda...

Sempre ouvi falar que Cuba é um lixo de país, atrasado, primitivo, que oprime, reprime e viola os direitos humanos de forma ditatorial e totalitária, deixando seus cidadãos na mais extrema miséria e desgraça, tirando sua Liberdade, tanto Civil quanto Econômica ....e sempre ouvi falar que é um pais comparável a um de Primeiro Mundo, que garante os seus cidadãos um Ensino de qualidade, Sistema de Saúde Universal e gratuito, além de ter uma taxa de natalidade e mortalidade elevada e baixa, respectivamente....

--------------------------------------------------------------------


Cuba

Cuba é uma República Unitária Unipartidária Marxista-Leninista Socialista e Semi-presidencial
Língua oficial: Espanhol
Capital: Havana
Área total: Aprox. 110 mil km²
IDH: 0,776 (PNUD)
Moeda: Peso Cubano
Religião: Laico
Pop.: Aproximadamente 11 milhões
Legislatura: Assembléia Nacional
Economia: +Relevantes: Açúcar, Tabaco, Turismo, Níquel, Remédios
Clima: Tropical
Geografia: Arquipélago
Maior Exército da América Latina

...

Acho interessante apontar os prós e contras que estudei sobre Cuba:

Prós:

- Educação Gratuita e de Qualidade, tornando o Analfabetismo em Cuba praticamente inexistente. 100% das crianças de Cuba atendem ao Ensino Fundamental e 99,7% atendem ao Ensino Médio. (World Factbook - CIA)

- A expectativa de vida em Cuba está entre os 75-80 anos de idade, comparável ao de Países Desenvolvidos (OMS)

-Sistema de Saúde Gratuito e de Qualidade, superando todos da América Latina e podendo ser comparado ao Sistema de Países Desenvolvidos. ''Cuba tem mais médicos do que a Inglaterra para uma população quatro vezes menor.'' (The Guardian)

- Taxa de mortalidade: 6.1 a cada mil, logo a frente dos EUA 6,8  (ONU)

- Nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal, ou febre amarela. (OMS)

- Único pais na América Latina a erradicar a desnutrição infantil, ou seja, as crianças são bem alimentadas. (UNICEF)

- Biotecnologia avançada. Cuba criou a vacina para hepatite B, que é comercializada em 30 países do Mundo (Chicago Tribune)

Contras:

- Censura por parte do Governo

- Setor Energético defeituoso e poluente, embora esteja em desenvolvimento e sendo substituído aos poucos por fontes renováveis e não-poluentes como Eólica e Solar

- Salários baixos, inclusive para professores e médicos, embora estes sejam maiores se comparados a outros salários.

- Embargo politico e econômico por parte dos EUA, o que prejudica e muito na economia e desenvolvimento de Cuba.

- Governo autoritário e histórico sangrento.

- Moradias não são de boa qualidade, embora sejam acessíveis á população

- Furto é o crime mais frequente em Cuba.

- Não existe CAMPANHA eleitoral em Cuba, nem mesmo para o Partido Comunista de Cuba, embora EXISTAM eleições e com Voto Secreto e Sufrágio. Qualquer um acima de 16 anos, que não tenha problemas mentais, não esteja preso ou condenado e não seja desprivado de seus direitos políticos pode votar e concorrer a eleição.

- Internet extremamente limitada e monitorada

- O Governo Cubano já usou (e talvez ainda use de forma bem menos frequente) tortura, prisão arbitrária, execuções sumárias (Paredão). Em suma, amplas violações aos Direitos Humanos, tanto antes da revolução, durante a após a mesma. Entre os mais perseguidos estão: Opositores ao regime, Jornalistas, Homossexuais, Religiosos.

------------------------------------------------------------------------------------

Até agora é isso o que sei sobre a situação de Cuba, baseada nas fontes que encontrei, muitas delas de organizações sérias e grandes, como ONU, CIA, OMS....


Agora meu comentário sobre Cuba:


Ao meu ver, Cuba, embora possua seus defeitos e passado muito sangrento e violento, demonstrou e continua demonstrando grandes feitos e conquistas, apesar de adversidades como Embargos, Sanções e Pressão Internacional.

Cuba tem serviços sociais muito desenvolvidos e importantes, que são um exemplo para muitos países, inclusive os desenvolvidos. Possui uma Educação e Saúde admiráveis, uma rica cultura e um povo esforçado, educado, trabalhador e com grande expectativa de vida.

Porém, Cuba também possui um deficit no setor Energético e problemas econômicos, devido a embargos e falta de fundos, estrutura e capital, o que pode prejudicar a país de varias maneiras, como aumentar o numero de crimes, como furtos, e faltar investimento em setores importantes para a manutenção da sociedade cubana.

O governo cubano é muito autoritário, e embora POSSUA um certo grau de democracia, não é tão abrangente, porém, mesmo sendo autoritário, o governo providenciou e instalou serviços sociais gratuitos e de qualidade, até mais que certos países bem mais democráticos que Cuba.

É um pais que teve e tem visível repressão de direitos individuais em nome da preservação do Estado, porém, a expressão desses direitos vindo do povo, muitas vezes, são manipulados em favor de outros países que são contra o regime de Cuba, visando tornar Cuba mais Liberal em relação á Economia, o que é interessante para grandes empreses, corporações e governos capitalistas.

Não é interessante para governos capitalistas, corporações e a mídia deixarem visível uma experiência socialista que TALVEZ dê certo e se torne um pais desenvolvido, pois afinal, se deu certo em Cuba, por que não em outros cantos do mundo?

Yoani Sanchez é um bom exemplo disso....Não creio totalmente que ela seja uma agente da CIA ou tenha relações com o governo americano para derrubar o regime cubano atual, ou seja dissidente; mas sua posição critica é manipulável e favorável á grupos capitalistas, em suma, ela está sendo usada como uma marionete para chamar a atenção do mundo, na esperança de torna-lo contra Cuba, derrubar o regime em nome da ''Liberdade e Democracia'' (que é o jeito americano de dizer: ''Nós mandamos em você agora'') e instaurar um governo ''democrático'', corrupto e que visa o enriquecimento dos ricos e empobrecimento dos pobres.

Não concordo com muitas das posições do Governo Cubano, como tortura, execução sumária, repressão de direitos, mas o que eu não concordo ainda mais é países como os EUA tentarem explorar um pais que talvez possa mudar nossa noção de governos e politica, apenas para beneficiar uma pequena minoria que sempre foi beneficiada na esfera social, uma minoria que JÁ TEM O SUFICIENTE, mas a ganancia fala mais alto. Sempre fala.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Orgulho





Orgulho é um sentimento de auto-realização sobre algo que um individuo realizou com o próprio esforço, determinação e trabalho.

Em suma, é estar feliz por uma realização própria......

Agora, vamos direto ao ponto:


Pergunto-lhes: Devemos ter orgulho por sermos Brancos ou Negros? Heteros ou Homos? Homens ou Mulheres? Brasileiros ou Americanos? Altos ou Baixos?

Respondo: NÃO!

Porque?

Simplesmente porque não fizemos NADA para conseguir qualquer uma dessas características. Nós já nascemos com essas características. Nenhuma dessas características veio de nosso esforço.

Pergunto-lhes: Podemos nos orgulhar por nossas profissões, habilidades, recordes, projetos e conquistas?

Respondo: Com toda certeza que você tem direito disso.

Porque?

Simplesmente porque você fez isso com o próprio suor de seu trabalho.

Pais não podem se orgulhar pelas realizações de um filho, embora possam ser extremamente felizes por verem o filho tendo sucesso em suas ações. Da mesma forma que um filho não pode se orgulhar do trabalho dos pais, pois o filho nada fez pelo trabalho dos pais, mas um filho pode se sentir muito feliz por ver os pais tendo sucesso no emprego, no trabalho ou onde quer que os pais se realizem.

O Orgulho é usado de forma paradigmática para determinados grupos e círculos sociais ao qual podemos vir a pertencer.

Por exemplo: machistas se orgulham por serem homens, misândricas se orgulham por ser mulheres, viadenhos se orgulham por serem homossexuais e machos-alfas se orgulham por serem heterossexuais.....

Em minha sincera opinião, acho que esses grupos são extremos e irracionais, porque eles oprimem as pessoas comuns de maneiras complexas e variadas, como por exemplo acusar de preconceito, humilhação pública, alegar perseguição, desrespeito aos seus direitos de se ''expressarem'' e intimidação física e/ou verbal (isso se parece com comportamento de certos alunos nas escolas; talvez porque a escola é um dos melhores reflexos do que será a sociedade) .

São grupos que não são nada diferente de instituições religiosas, governamentais e corporativas: querem mais liberdade para fazerem o que quiserem e foda-se o resto; vitimizam-se quando criticados pelo seu comportamento. São pessoas que não aprenderam a ouvir um NÃO. Não aprenderam LIMITES.

Machistas podem se sentir FELIZES por serem homens. Feministas podem se sentir FELIZES por serem mulheres. Viadenhos podem se sentir FELIZES por serem homossexuais e Machos-Alfas podem se sentir FELIZES por serem heterossexuais......Mas NÃO ORGULHOSOS, pois eles nada fizeram para ser o que são, já NASCERAM assim.

Podemos pensar o que quisermos, mas vivemos numa sociedade, e nela devemos obedecer Leis, e não existe Lei que justifique direitos especiais com intenções irresponsáveis e antiéticas.

A Lei pode garantir sim direitos especiais, desde que sejam para tratar os diferentes mediante as suas diferenças.

Os iguais devem ser tratados igualmente e os diferentes devem ser tratados diferentes mediante as suas diferenças.

Eu sinceramente penso que se cada um ficasse no seu canto, ignorasse zoações, agisse de forma ética, respeitasse o próximo, fossem mais altruístas sem necessariamente martirizar a si próprio, tivessem iguais oportunidades, acesso universal a uma boa educação e saúde de qualidade e demonstrassem que podem ser alguém na vida se tiverem oportunidades e forem esforçados, dedicados e derem todo o suor pelo que acreditam, o mundo seria não um lugar perfeito, mas talvez um lugar melhor para se viver.

P.S: Antes que minhas leitoras misândricas me linchem, só quero esclarecer: Eu apoio em absoluto as lutas das feministas por direito de voto, de trabalhar, de salários iguais e outros direitos que não deveriam se limitar a uma questão de sexo, mas questão de humanidade. Todo ser humano tem, ou deveria ter, o direito de votar, e a mulher é igualmente merecedora desses direitos.......Mas dizer que homens são inferiores, menosprezá-los e trata-los como merda? Me desculpe moça, mas você é uma machista do sexo oposto.