quinta-feira, 30 de maio de 2013
Demonstração Lógica da Existência e Não-Existência de Deus?
Faz algum tempo que comecei a tentar demonstrar de maneira lógica a existência de Deus, e acabei chegando numa conclusão muito inusitada. Eis meu trabalho (digitado literalmente):
A priori, vamos começar com a seguinte pergunta:
- O Nada Existe?
Muitos iriam responder ''Sim, o Nada é a ausência de tudo''
Mas se Nada É algo, ele deixa de ser Nada, porque o Nada implica em Não-Ser, e se É, deixa de Não-ser.
As coisas não são ausentes, porque elas existem e portanto São, e se não fossem, não seriam, já que uma coisa É Algo.
Existir implica em Ser; portanto o Nada não pode Ser nada, pois se o Nada fosse algo, seria, e portanto deixaria de Não-Ser.
O Nada não pode ser, porque o Nada não existe, e o que não existe não pode ser, pois tudo o que existe É.
Se o Nada existisse, seria algo, e algo É, e logo deixaria de ser Nada para ser algo, já que algo É, e se não fosse, não seria.
Portanto o Nada não existe, pois se existisse, seria algo, e algo não pode ser nada, já que algo É, e o que É existe e não pode ser Nada, já que nada implica em Não-Ser.
Conclui-se a partir dessas premissas lógicas que o Nada não existe.
------------------------------------------------------------------
O Começo de Tudo
O Universo surgiu do Nada?
Não, pois como foi visto anteriormente, o Nada não existe; portanto o Universo é algo que É e sempre Foi, OU surgiu a partir de algo que o antecede, algo que É e sempre Foi. Algo não pode surgir do Nada, pois o Nada não existe, e se Não existe, nada pode surgir a partir dele. Pode se concluir que:
1-) Ou o Universo surgiu a partir de algo que Foi, É e Sempre Será
2-) Ou o Universo sempre Foi, É e Sempre Será.
Tomando como premissa verdadeira a conclusão 1°
Se o Universo surgiu de algo (que por conveniência iremos chamar de Deus); se o Universo surgiu a partir de Deus, conclui-se que ele foi criado por Deus. Desconsiderando superstições, misticismo e religiosidade, vamos considerar Deus uma entidade natural, impessoal e neutra.
Se a priori existe um Deus, que é uma entidade perfeita, eterna e durável (e portanto não é vivo, pois vida implica em morte) então o Universo foi pensado e formulado racionalmente para ser um sistema perfeito e eterno. ( As leis da natureza e seu comportamento foram racionalizados por Deus antes mesmo do Universo existir, afim de tornar o Universo um sistema perfeito)
Em um determinado momento, ocorre o Big Bang, o nascimento do Universo. (Devemos levar em conta que esse é o 1° Big Bang de todos os incontáveis Big Bangs que já ocorreram. O primeiro Big Bang que permitiu que muitos outros Big Bangs ocorressem ao longo do tempo, de modo que o Universo seja algo eterno)
Com esse raciocínio, concluo que existe uma divindade eterna, durável, perfeita, natural, impessoal e neutra, que diferente de divindades religiosas, não favorece seres humanos e não precisa de nada (já que precisar indica necessidade, e quem tem necessidade é imperfeito, já que tem ausência de algo, e Deus é um ser totalmente completo, Deus engloba o Universo, Deus está em Tudo, portanto, Deus não precisa de orações, oferendas, nada....)
Devemos sempre considerar essa pergunta em QUALQUER debate sobre Deus: QUAL A SUA DEFINIÇÃO DE DEUS?
Agora, considerando a premissa 2° como verdadeira:
Se o Universo É e sempre Foi, conclui-se que ele não foi criado, e portanto não existe uma divindade. Com essa premissa, conclui-se que não há um Deus, já que não é necessária sua existência criadora.
-----------------------------------------------------
O Dilema
Analisando de maneira lógica essas duas premissas tiradas a partir de um único raciocínio (O Nada existe?), cheguei a duas conclusões antagônicas entre si: Deus existe e não existe.
Como resolver esse dilema?
Eu imediatamente lembrei do Gato de Schröringer, e as seguintes perguntas, após a minha racionalização, não saem da minha cabeça:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schr%C3%B6dinger
Será que a nossa perspectiva altera a realidade?
Será que Deus é algo baseado na perspectiva que cada um tem sobre o Universo?
Será que nossos pensamentos fazem Deus existir ou não existir?
Será que a condição para que Deus continue existindo é que ele continue invisível aos sentidos?
Será que se a Fé for comprovada cientificamente, Deus deixará de existir?
Será que se a ciência provar se Deus existe ou não, nós perderemos a liberdade de escolher acreditar ou não em um Deus?
Será que no fim das contas, acreditar ou não em Deus é simplesmente uma escolha sem importância nenhuma no decorrer da vida?
Me faz pensar....
Assinar:
Postagens (Atom)