Fiquei pensando hoje sobre política, e elaborei uma listinha básica com 15 princípios da política, dentro do que eu estudei e refleti em meu melhor entendimento:
Os meus 15 Principios da Política:
1- Não existem ‘’estados ideais e perfeitos’’. Não espere por eles.
2- Enquanto houver pessoas com interesses opostos, haverá conflitos.
3- Seres humanos desejam fazer ou deixar de fazer coisas, e para isso precisam de poder. Poder para fazer ou deixar de fazer. Isso se chama Liberdade.
4- Tenha sempre em mente que podemos, seja em todo ou em partes, estar errados.
5- Liberdade não é sinônimo de moralidade, progresso ou justiça. Liberdade é, acima de tudo, PODER.
6- Pressuponha sempre pela pior das situações, nunca pelo melhor e ‘’ideal’’.
7- Jamais confie em um político. Este te trairia por muito menos. Eleja-os esperando NO MÁXIMO parte dos resultados que você deseja com a atuação dele na política. A real é: não espere nada deles.
8- A política é um ambiente AMORAL, até mesmo para as mais nobres das intenções. Ou seja, não espere que um político seja moral e honesto. Até para os motivos mais nobres e utilitários, um político pode se valer de meios imorais e desonestos, tais como a mentira, suborno e desvio de dinheiro.
9- Apostar no totalitarismo, absolutismo, autoritarismo, ditaduras e outras formas absolutas de poder é dar corda para se enforcar. Vide as premissas acima. Na política, JAMAIS coloque todos os ovos em um único cesto. Apostar em tais regimes é como dar um ‘’all in’’: o risco não vale a pena.
10- Fragmente o poder sempre que puder, de forma a colocá-lo contra si mesmo e limitar sua atuação. Mas não desestabilize-o ao ponto de criar o caos social.
11- Dar poderes absolutos ao Estado é tão ruim quanto tirar-lhe praticamente todos os poderes. Se o poder não está nas mãos do Estado, então com quem está? Quais pessoas e com quais grupos sociais estão com o poder?
12- A sociedade é feita de indivíduos interagindo entre si, assim como indivíduos são o que compõe uma sociedade. Individualismo absoluto é tão problemático quanto o coletivismo absoluto. A sociedade é um universo de pessoas, uma unidade de diversos. Considere tanto a unidade quanto a diversidade. Ambas são importantes.
13- Os poderosos, na execução de suas vontades, possibilitadas através do poder que possuem, dão causa à reforma, à rebelião, à revolta e à revolução que vai mudar o status, inevitavelmente. Vide os princípios 2, 4 e 6.
14- Nenhuma política é eterna, imutável e perfeita. As circunstâncias mudam o rumo da política. Eis o porquê: a política é amoral, visto que o entendimento moral da sociedade também muda.
15- Pondere, meça e calcule as circunstâncias e as consequências de suas ações enquanto estiver no poder. Um político, em seu próprio interesse, precisa ser um consequencialista. Colherá os frutos do cumprimento de suas próprias vontades. Vide o princípio 13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário