sábado, 18 de outubro de 2014

Quebrando mitos sobre o comunismo e o socialismo

Quebrando alguns mitos e equívocos sobre Comunismo e Socialismo:

''Communism (from Latin communis – common, universal) is a socioeconomic system structured upon common ownership of the means of production and characterized by the absence of social classes, money, and the state; as well as a social, political and economic ideology and movement that aims to establish this social order.''

Se comunismo é uma sociedade sem Estado, portanto não possui governo.

Se não possui governo, portanto não pode ser uma ditadura, pois ditadura é um regime político que exige a existência de um Estado.

Se não pode ser uma ditadura, portanto não é possível existir uma ditadura comunista.

Logo, jamais existiram, existem ou existirão ditaduras comunistas.

''Socialism is a social and economic system characterised by social ownership of the means of production and co-operative management of the economy, as well as a political theory and movement that aims at the establishment of such a system. "Social ownership" may refer to cooperative enterprises, common ownership, state ownership, citizen ownership of equity, or any combination of these. There are many varieties of socialism and there is no single definition encapsulating all of them. They differ in the type of social ownership they advocate, the degree to which they rely on markets or planning, how management is to be organised within productive institutions, and the role of the state in constructing socialism.''

Socialismo considera a existência de um Estado, porém o socialismo não é uma doutrina unitária, existindo varias correntes dentro do conceito de ''socialismo''; como por exemplo: existem a social-democracia (uma ideologia socialista que diz ser possível criar uma sociedade socialistas dentro de um regime democrático) e o socialismo revolucionário (uma ideologia socialista que diz ser impossível criar uma sociedade socialista dentro de um regime democrático, sendo necessária uma revolução e uma ditadura temporária para assegurar a preservação dessa sociedade)

O socialismo sempre quer caminhar em direção ao comunismo, porém cada corrente defende métodos diferentes para chegar lá.

Cuba, Coréia do Norte e outras ditaduras socialistas que eram ou são repúblicas socialistas com regimes ditatoriais são UMA ESPÉCIE DE SOCIALISMO, e não representam a integralidade do que é o socialismo.

Os países escandinavos, por exemplo, seguiram por muito tempo uma corrente social-democrática, que é uma das correntes dentro do socialismo.

Existem diferentes formas de socialismo e não se trata de uma doutrina unitária.

Portanto, também podemos concluir que é incoerente tentar comparar o comunismo com o socialismo uma vez que, embora sejam relacionados e tenham semelhanças, são sistemas diferentes.

É tão coerente quanto tentar comparar o mercantilismo com o capitalismo financeiro. Não é possível comparar um sistema que não possui governo com um sistema que possui governo. É simplesmente incompatível.

Porém, usar regimes socialistas que pertencem a uma determinada corrente do socialismo (por exemplo o socialismo revolucionário) para criticar tal corrente do socialismo (o socialismo revolucionário) é totalmente válido.

Não podemos igualar uma social-democracia com um regime socialista ditatorial, embora ambos sejam regimes socialistas; assim como não podemos igualar um regime fascista a um governo liberal, embora ambos sejam regimes capitalistas.

Por fim, não podemos usar uma sociedade comunista para comparar e criticar o comunismo, visto que não há sociedades comunistas no momento, porém podemos critica-lo usando argumentações hipotéticas sobre possíveis falhas e contradições internas, por exemplo: ''Como pode uma sociedade numerosa funcionar sem um Estado se o Estado surge por uma necessidade social de administrar recursos e pessoas dentro de um determinado território ocupado por uma sociedade em determinado espaço e tempo?''.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Resumão:
1- Não existem ditaduras ou governos comunistas.
2- Socialismo não é uma doutrina unitária.
3- Existem várias correntes dentro do socialismo, como o socialismo. revolucionário e a social democracia, por exemplo.
4- Não é coerente comparar sistemas diferentes para criticar um determinado sistema.
5- Não é possível fazer criticas ao comunismo usando argumentos empíricos, porém é possível fazer criticas teóricas e hipotéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário