segunda-feira, 24 de novembro de 2014
E lá vem denovo a história do racismo inverso...
[Irony mode: on]
A sociedade não tem um padrão de beleza que induz as pessoas a acharem que gordos são feios e que pessoas malhadas e magras são bonitas. Pessoas gordas frequentemente são vistas com bons olhos e não são criticadas por seus hábitos alimentares e aparência física.
Ruivas não foram perseguidos e tratados com desdem por serem ruivas ao longo da história (e em certas ocasiões até nos tempos modernos. Vide ''gingers have no soul''e vide o link sobre como ruivos sofreram discriminações ao longo do tempo: http://en.wikipedia.org/wiki/Red_hair#Culture).
Os indígenas não foram vitimas de um genocídio em massa por parte dos colonizadores europeus (em grande parte por doenças contagiosas, como a gripe, e em outros casos por agressão física) e não foram perseguidos e tratados como inferiores. Também não tiveram sua cultura, sua terra e suas famílias violadas pelos europeus.
Mas quanto aos brancos? Com certeza são discriminados diariamente: são enquadrados pela polícia por serem brancos, são alvo de piadas racistas que são comumente contadas pelos humoristas (afinal todos nós sabemos piadas de branco), são associados a vadiagem, tráfico de drogas e criminalidade somente pelo seu tom de pele, sua cultura é associada a pobreza e miséria (muito devido a segregação social histórica que sofreram), são agredidos e mortos por supremacistas negros pelo simples fato de serem brancos e poucos deles fazem parte do cenário político e jurídico.
[Irony mode: off]
Apenas gostaria de ressaltar que, pessoalmente, não defendo que devemos ter orgulho de nós mesmos, das coisas que temos, que fazemos; para mim, não deveríamos sentir orgulho de nada, pois o orgulho precede a queda, frequentemente.
Porém entendo o orgulho sentido por aqueles que foram oprimidos, como uma expressão de resistência e luta contra os que os oprimem e um clamor por dignidade e justiça.
Também já escrevi sobre a questão da ''camiseta do 100% branco e do 100% negro'' em meu blog: http://danielamaralinveritas.blogspot.com.br/…/100-negro-10…
E para os que pensam que ''Eh, um negro fazer comentário racista fica de boa, enquanto que um branco leva um coro'',
Recomendo que assista a esses dois videos e tire suas conclusões:
Branco fazendo comentário racista:
https://www.youtube.com/watch?v=bjGLECNnxKE
Negra fazendo comentário racista:
https://www.youtube.com/watch?v=wQ_BObVA5Hs
Nada impede alguém de uma minoria (ou um grupo hipossuficiente) ter preconceitos contra uma maioria (ou um grupo hiperssuficiente). Porém esses são uma ''minoria dentro de uma minoria''.
Espero críticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário