segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Justiça para todos?
O desejo de Justiça e um mundo melhor é o que nos leva a tomar atitudes que nos aproximem desses sonhos; mas são apenas sonhos.
Nunca iremos alcançar Justiça, mas é importante correr atrás desse sonho, pois no processo, tornamos o mundo um lugar melhor.
Esse é o legal de um sonho: persegui-lo. Se aventurar!
Chegar a um objetivo num instante é chato e faz o sonho perder seu verdadeiro valor.
Mas.....o problema é: que métodos usaremos para correr atrás desse sonho?
Apenas devemos tomar cuidado para quando for cortar o mal pela raiz, garantir que você também não corte o próprio pé. Sempre que for lutar contra monstros, tome cuidado para não se tornar um.
Ler historias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics faz você pensar muito sobre o tema Justiça.
Qual é o melhor caminho?
O Batman se recusa a matar os bandidos. Ele os persegue, prende e manda para Arkham; mas sempre acabam escapando e cometendo atrocidades Um exemplo é o Coringa. O Batman sempre prende ele, ele escapa e mata um monte de gente. Porque simplesmente não matar o Coringa?
O Justiceiro mata bandidos sem piedade, independentemente de quanto fizeram mal, de que camada social eles pertencem, o Justiceiro não tem pena; ele mata com precisão e sem dó.
O Batman é um herói, e o Justiceiro é um anti-herói. Ambos fazem o certo, mas o Justiceiro não toma as tipicas de um herói, como por exemplo não matar.
Mas quem está certo? O Batman ou o Justiceiro?
A pergunta é: será que no caminho de fazer o que é certo e justo, nosso coração é forte o suficiente para ver perdas injustas em prol da justiça?
Será que a finalidade de ter uma completa paz e justiça é justificada por perdas injustas? Ainda não sou capaz de responder a essa pergunta.....
Justiça....
Certo....
Errado....
São conceitos tão abstratos e mutáveis.
É daí que vem a importância do discurso, da conversa, da argumentação, da assembléia, da diplomacia....
Porque se ambos os lados vêem apenas violência como os meios para chegar aos fins, irão encontrar apenas a morte e a desgraça.
A melhor coisa é Conversar!
Quem escutou o álbum The Division Bell, do Pink Floyd entende o que quero dizer. Sabe o quão importante é continuar falando e conversando...
Por isso não há um único conceito de Justiça, pois Justiça é formulada pela sociedade e pelos indivíduos que nela vivem. Por exemplo: lá no Oriente Médio é justo apedrejar uma mulher por ela ter traído o marido, mas aqui não.
Os conceitos de justiça mudam baseado na cultura e na maneira de pensar de uma sociedade e na maneira de pensar dos seus indivíduos.
A importância de discutir está no fato de que, em uma discussão, nós podemos rever e reformular nossos conceitos.
Esse é o problema de pessoas com mentes conservadoras; não abrem a mente para outras perspectivas
LEMBRE-SE: abrir a mente não é ACEITAR um caminho, mas aceitar a EXISTÊNCIA de outros caminhos e estar aberto a admitir que podemos errar e que podemos pensar diferente do que pensamos atualmente.
Pessoas fecham suas mentes pois tem Medo de outras idéias. E o Medo é o nosso maior inimigo. Coragem é a solução.
Immanuel Kant afirmava isso. O maior problema do homem para atingir a maioridade intelectual não é a falta de inteligencia, mas a falta de coragem para peitar a realidade.
Força e Sabedoria.....
Acredite no que quiser acreditar, você é Livre para isso. Mas sempre esteja de ouvidos abertos para outras perspectivas. Não descarte um caminho sem antes pelo menos ouvir suas propostas. Após ouvir as propostas, sinta-se livre para argumentar e descartá-las.
Rico é o homem que consegue ver múltiplas perspectivas.
Abra sua mente, e dê asas a sua imaginação. Expanda os limites de seu conhecimento.
Explore o Infinito!
Paz e Equilíbrio
p.s: Keep Talking - Pink Floyd (Musica do álbum The Division Bell)
http://www.youtube.com/watch?v=5zijN2r3ZKI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário