domingo, 6 de janeiro de 2013
Animal Político
Desde cedo, a humanidade percebeu que muitas coisas são duais, possuem seus opostos, e um polo busca o outro, de maneira cíclica Vida e Morte, Paz e Guerra, Sol e Lua, Terra e Ar, Água e Fogo, Fraco e Forte, Físico e Mental, Material e Imaterial, Corpo e Espírito....
E para vivermos uma vida equilibrada, devemos buscar equilíbrio entre as coisas. Nunca iremos atingir o equilíbrio perfeito, o nosso Nirvana, o estado de pura paz e harmonia, onde Bem e Mau não sobrepõe um ao outro, mas devemos nos esforçar para obtê-lo, pois nesse processo, nós ganhamos força, experiência, conhecimento, e nos superamos a cada dia.
Busque sempre ao conhecimento total, mesmo sabendo que não irá tê-lo, pois nesse processo, você adquire conhecimento das coisas. A stasis, o conservadorismo intelectual é retrógrado e vê um ponto de vista passado como sendo verdadeiro e absoluto para sempre, e nada no mundo é absoluto se não o Nada e a Imaginação.
Os tempos mudam assim como a situação muda. Uma verdade hoje pode ser uma mentira amanha. O sim de hoje pode ser o não de amanhã. Algumas décadas atrás acreditávamos que escravizar os negros era algo normal e não havia nada de errado, mas hoje vemos a escravidão como uma coisa inadmissível. Sua mente não pode ir de A á Z, mas de A até o infinito. Explore todas as possibilidades. Teste. Experimente. Tente.
O homem não é feito apenas de força ou apenas de intelecto, mas da mistura e na cooperação harmoniosa dos dois elementos, Força e Mente. Devemos sempre manter nosso Corpo em forma e nossa Mente em expansão se quisermos levar uma vida mais equilibrada. Nossa Mente legisla nossos desejos e vontades, e nosso Corpo executa esses desejos. Percebe? Nossa mente cria as Leis, as Regras e nosso Corpo garante a sua execução. Mas não podemos esquecer de ressaltar: Quem julga nossas decisões?
Penso que é nesse quesito que os homens realmente se diferem. Com exceção aos casos de anomalias genéticas e disfunções, todo homem funciona praticamente da mesma maneira. O Corpo executa as funções que o Cérebro impera. Mas o que distingue os homens é o Caráter. As atitudes que um toma em relação a si e ao meio em que vive. Dois irmãos gêmeos verdadeiros, ou seja, geneticamente iguais, podem virar pessoas completamente diferentes baseada na experiência de vida (onde nasceu, onde foi criado, como foi criado, com quem conviveu fora do berço familiar, atitudes, lições, etc.)
O nosso Caráter influencia em nossas decisões, baseado nas nossas experiências e observações enquanto vivos e racionais. E essas ações podem ter impactos positivos e negativos, tanto para o indivíduo, como para a sociedade em que vive. Essas atitudes são reflexo do que nós somos por dentro, e não necessariamente por fora. É daí que surgem os preconceitos. Uma imagem externa sobrepõe a imagem interna para algumas pessoas, o que é algo errôneo de se fazer.
Em suma, nosso Corpo executa, nossa Mente legisla e nosso Caráter julga nossas atitudes.
Aristóteles estava certo.....o Homem É um animal político.
O Governo é o reflexo das pessoas que governam.
Paz e Equilibro para todos os que leem este artigo.
Para refletir:
http://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário