A alguns dias atras eu entrei dentro de uma igreja (Católica), sentei em um dos bancos e fiqueis observando as belas imagens dentro da igreja, tão bem feitas e detalhadas.
Enquanto eu as observava sob a luz verde escura proveniente da janela de vidro no topo da igreja, fiquei refletindo a respeito do Cristianismo e sobre Cristo.
Então parei para pensar:
'' - Porque falam tanto que Cristo irá voltar?''
'' - Quando irá voltar?''
'' - Como ele será em sua nova aparição?''
'' - Como iremos saber se ele é ou não é Cristo?''
Todas essas perguntas giravam dentro de minha cabeça como uma grande tormenta. Giravam e giravam....
Até que uma explosão grande e brilhante como o Sol clareou minha mente, e eis que veio á minha cabeça:
Jesus é um homem. Homens morrem. Homens mortos não voltam. Jesus não irá voltar.
Jesus morreu há mais de 2000 anos. Nenhum homem vive tudo isso, nenhum corpo dura todo esse tempo.
Jesus está morto e seu corpo já foi decomposto......Mas a ideia de Cristo (ideia que por sinal não é exclusiva do Cristianismo e nem de Jesus) está muito, muito viva.
''Cristo'' vem do grego ''Khristós'', que significa O Ungido, que significa O Escolhido.....O Escolhido por Deus....O Escolhido pelo Logos Universal....O Escolhido da Razão. O homem simples que mostrará aos outros homens o caminho do equilíbrio e da felicidade; a felicidade que não está em nenhum outro lugar senão dentro dos próprios homens.
Cristo é uma pessoa que vai questionar a Ordem vigente e seu real propósito, irá demonstrar as falhas desse sistema e, sem usar a violência ou a agressão, usando somente da razão e do dialogo, irá colocar todos os homens num mesmo patamar, num patamar de igualdade entre todos os homens, independentemente de todas as características.
Todos os homens são iguais:
Todos os homens nascem
Todos os homens crescem
Todos os homens morrem
Sem exceção.
Essa é uma verdade existencial e que ninguém pode fugir.
Viver é sofrer.....mas há um fim para o sofrimento.
Não importa o quão rico, o quão abastado, o quão inteligente, o quão nobre ou quão poderoso um homem seja. Um homem não passa de um mero e simples homem, pequeno, falho e ignorante perante a Verdade.
O Cristo vai destronar toda e qualquer desigualdade, exploração e injustiça feita aos homens por outros homens....e pagará com a vida por ter quebrado o ''joguinho''.
Será duramente perseguido por mostrar a realidade aos homens, por fazê-los acordar, por fazê-los encarar o mundo real, por tira-los do mundo da fantasia, da ilusão e dos sonhos, por tira-los de dentro da Caverna.
Jesus não irá voltar, e Cristo nunca nos deixou.
Cristo é uma parte de todo e qualquer homem, assim como o Anticristo, o exato oposto de Cristo, é uma parte de todo e qualquer homem; e vencerá aquele a quem dermos nossa Alma, nossa Palavra e nosso Corpo.
O grande problema que vejo na Igreja como uma instituição é a apoteosis de Jesus Cristo, ou seja, tornaram Jesus um ''Deus milagreiro'' ; a maior peça que os homens já ''pregaram'' (nos dois sentidos).
Divinizar Cristo deturpou completamente o significado de Cristo. Os homens, para evitar que outros homens vissem o que Cristo via, tornaram sua figura mítica e misteriosa, afim de torná-lo incompressível aos homens comuns, e somente aqueles que foram tocados pelo ''Espirito Santo'' entendem ''o que Cristo queria dizer''.
Ou seja, somente as autoridade do Clero e aqueles que não queriam que as Boas Novas de Cristo, isto é, uma Nova Era de Igualdade, Compreensão, Amor e Razão, fossem concretizadas sabem o que ''Cristo'' quer, ou seja, o que ELES querem.
O ''Deus milagreiro'' foi criado pelo homem a sua imagem e semelhança.
Todo esse ar de mistério e magia deixam os fiéis desestimulados a pensarem por si próprios e melhorarem a si próprios a cada dia, através do próprio esforço e de manira independente e progressiva.
Afinal de contas, ''pra que preciso melhorar a cada dia e ficar refletindo e questionando as coisas ao meu redor se ''Cristo'' já morreu na cruz para me salvar de todo mal e de todos os meus pecados? Tudo o que preciso fazer é crer incontestavelmente que ele é meu ''Salvador'' e seguir os dogmas de minha denominação.''
É exatamente isso o que a Ordem vigente quer: Passividade.
Não é a toa que uma das ferramentas para conquistar o Novo Mundo (já que o Velho Mundo estava todo fodido por causa das briguinhas internas e externas das potências européias) foi a catequização dos nativos.
''Segurem essa Bíblia, ajoelhem, fechem os olhos e comecem a rezar.''; e só depois que os nativos foram perceber: ''Antes nós tínhamos a terra e eles a Bíblia, agora nós temos a Bíblia e eles a terra.''
Vocês sinceramente acreditam que um zumbi judeu vai descer dos Céus numa carruagem flamejante celeste para salvar a humanidade? Sério? ESSE é o maior erro de todos. Essa é a maior jogada do Anticristo: ''Espera teu príncipe encantado voltar num cavalo branco, e pode continuar morgando, pecando, orando e pedindo perdão para tudo ficar sussa. Apenas ajoelhe, ''feche os olhos'' e acredite sem questionar, e tudo irá se resolver magicamente, como se uma mão invisível estivesse por trás de tudo''
A maior jogada do Anticristo é tirar a autonomia do homem.
Isso NUNCA vai acontecer. Jesus não vai voltar. Jesus é um homem morto e homens mortos permanecem mortos, e os cadáveres de homens mortos voltam á Natureza, e se tornam Um com o Todo universal.
Na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se Transforma.
A questão é que Jesus virou um Cristo, e Cristo é mais do que um homem, é um Superhomem.
Ser um Superhomem não te torna um Deus milagreiro ou diferente de outros homens. Ser um Superhomem é reconhecer que você também tem defeitos, imperfeições e um dia irá morrer, assim como qualquer outro ser humano. A diferença está no fato de que o Superhomem é persistente, é honesto, é sábio, é justo e não se mantém alheio ao sofrimento do mundo, e vai tentar ao máximo amenizar o sofrimento próprio e principalmente o sofrimento alheio, mesmo que lhe custe a vida.
Todo homem é um Superhomem em potencial
Cristo é uma ideia, e idéias NUNCA morrem.
Cristo é uma Ideia de Liberdade, a ideia de um Libertador, a ideia de um homem que vai morrer pela Verdade, pela Justiça, pela Sabedoria e por um amor incondicional a todas as coisas no Universo.
Um homem que vai atingir o grau máximo de conhecimento, de amor e de Humanidade. Um homem iluminado....Um homem feliz....Um homem livre.
Tinha dito anteriormente que a ideia de Cristo não é nova na história. Já tivemos MUITOS Cristos. Alguns exemplos famosos são: Sócrates, Siddhartha Gautama (Buddha) e o próprio Jesus de Nazaré.
Divinizar Jesus foi uma das maiores trollagens de todos os tempos, pois Jesus era apenas um homem, como qualquer outro. E o fato de Jesus ser apenas um homem é o que o torna um individuo tão notável, pois apesar de todos os defeitos, apesar de todas as falhas, ele não desistiu do que acreditava e não se manteve calado perante as injustiças e a iniquidade da sociedade em que vivia. Ele, diferentemente de muitos, tomou uma atitude a respeito do que via e vivia. Ele contrariou as normas e os moralismos conservadores do meio em que vivia para trazer uma era progressiva de paz e irmandade entre os homens.
Jesus não negava os próprios defeitos, tanto que ele grita ''Deus, porque me abandonou?'' enquanto sofria uma tortura excruciante na Cruz. Isso demonstra sem duvida a suas fraquezas e suas imperfeições, mas mesmo diante disso, ele não desistiu....
Quando Jesus disse para as pessoas crerem nele e que ele é o único Salvador, ele não se referia á Jesus, o Homem, mas á Cristo, a ideia do Libertador. Crer que as Boas Novas, ou seja, a liberdade e a felicidade são possíveis e estão dentro de nós mesmos, é só procurar lá no fundo de nossas almas e de nossos corações.
A resposta para a Felicidade e uma vida melhor e mais equilibrada (o Reino dos Céus) está dentro de nós, homens, e não num Céu pós-morte. Esse negócio de Céu e Inferno eternos NÃO EXISTE. É uma coisa que a Ordem vigente criou para controlas homens á base de castigo-recompensa; adestrando homens nesse sistema, como se fossem animais de estimação, gado, escravos ou mão de obra alienada.
*p.s: Se existe ou não uma outra vida, uma reencarnação ou algo do tipo é algo que pode ser discutido, mas esse negocio de Céu e Inferno eternos baseados nos feitos de uma única vida certamente não existe.
E como alcançar o Reino dos Céus? Muitos já discutiram a respeito disso. Posso recomendar a leitura de obras de homens que podem explica-los muito melhor do que eu poderia: Platão, Buddha, Cícero, entre muitos outros. Recomendo com todo amor e sinceridade a leitura desses ilustres homens.
Na minha opinião, atualmente, o Carpe Diem moderado, ético e presente, a meditação, uma atitude altruísta em relação aquele que necessitam de ajuda, a reflexão e o ato de pensar trazem felicidade ao homem.
Friedrich Nietzsche critica os valores e os dogmas de Igreja, afirmando que a Igreja é o exato oposto do que era Cristo e o que ele pregava, ou seja, o Deus milagreiro, o ''Cristo'' da Igreja e a Igreja em si são de natureza do Anticristo.
Enquanto Cristo pregava um mundo onde todos eram iguais, tudo era de todos e o governo era a autarquia, ou seja, o homem se governa através do comportamento ético e benigno em relação a si mesmo e ao próximo (especialmente o próximo), a Igreja se tornou uma instituição elitista e opressora por milhares de anos.
Nietzsche se isola nas montanhas em busca do Autoconhecimento e da Autosuperação, afim de se tornar um Superhomem; se tornar o seu próprio Deus e ''matar'' o Deus opressor e tirano que Igreja pregava. Tornar-se o Mestre de sua própria vida e da sua própria salvação. Ironicamente, Nietzsche queria se tornar um Cristo, um Buda, um Iluminado, um Filosofo. Nietzsche queria destruir o Deus mítico e milagreiro, que são da natureza do Anticristo.
Eu não vejo Jesus como Rei dos Judeus; eu vejo Jesus como Rei de Si Mesmo. Um autarca. Um rei que conhece seus limites.....Jesus era o Rei que se conhecia. Um homem iluminado pela Razão e pelo Conhecimento....um homem livre.
Para agir e fazer alguma diferença nesse mundo, primeiro conhece a ti próprio, para depois conhecer o mundo.
Por isso Jesus era um sábio. Ele se conhecia, ele era um Buda, um Superhomem, um Filosofo, um Cristo.
O maior crime e a maior injustiça que fizeram contra Jesus não foi crucifica-lo. O maior crime e injustiça foi torna-lo um Deus milagreiro e que ''absorve'' os erros de todo mundo. Um bode expiatório para os cristãos jogarem os próprios pecados ao invés de consertá-los, redimir-se, aprender com os erros e melhorar a cada dia.
''Jesus morreu e derramou Seu sangue na cruz pelos nossos pecados.'' Muito conveniente para quem peca com iniquidade nessa sociedade materialista, individualista e arrogante. Muito conveniente para as pessoas que são alheias ás injustiças feitas a outrem. Muito conveniente para a burguesia materialista e opressora. Não foram os cristãos que levaram um côro por expor as contradições politicas e sociais de sua sociedade, assim como fizeram Jesus, Sócrates e muitos outros que deram a vida em nome da Paz, da Justiça, da Igualdade, da Liberdade e do Conhecimento.
O Cristo não teme a morte, simplesmente aceita-a, como parte natural na vida de todo e qualquer homem.
O Cristo não teme a Verdade, em verdade, quer enxerga-la e mostra-la aos outros com todo o amor e com toda a vontade de seu coração.
O Cristo não tem medo de por a Verdade em prática.
O Cristo está disposto a lutar pelo que acredita e tornar um mundo melhor para todos, mesmo que lhe custe a vida.
Tais homens atravessaram a corda entre o Humano e Animalesco, entre o Bem e o Mal, entre o Certo e o Errado, entre o Superego e o Idi, entre o Yin e o Yang. Tais homens chegaram ''do outro lado''....chegaram ao ''lado escuro da Lua'', o lugar onde poucos conseguem ver e estar.
E ao chegar do outro lado, subiram numa ''escadaria'' para o Reino dos Céus, para a Paz Eterna, para o Nirvana. Após uma longa batalha, esses homens caminharam pela Bifrost e ascenderam á Valhallah.
Esse homens poderosos e sábios são de tal importância e inspiração que os mais ignorantes os vêem como Deuses, quando na verdade são apenas homens, como eu e você.
Se fosse necessária uma força divina para fazer tudo o que Jesus fez, que esperanças temos nós, pobres homens mortais, de realizar alguma coisa através das nossas próprias mãos, esforço, vontade e razão?
A divinização de Jesus é um pretexto para as pessoas não tentarem alcançar ''o outro lado'' por si mesmas.
Para continuarem no Mundo da Lua, ao invés de irem para o Lado Escuro da Lua.
Ao invés de entrarem e investigarem fundo na Toca do Coelho para verem a Realidade, e não um mundo de ilusão e conforto que lhes foram apresentados.
A Ordem vigente não quer que as pessoas fujam da Matrix. A Ordem vigente, para continuar existindo, precisa usar humanos como se fossem pilhas para alimentar a Maquina da Ilusão e da Injustiça, para alimentar O Poder, e somente o Autarca, o Homem autossuficiente, o Homem Livre, o Escolhido, o Um pode deixar de ser uma pilha para mostrar a outros homens a realidade.
Os homens acabam não sendo nada, senão um simples Tijolo no Muro do Medo, do Ódio e da Ignorância.
Os homens ficam apenas na expectativa e nada fazem para transformar o mundo a sua volta, e é dever do Filosofo informar e mostrar a realidade á tais homens.
É dever do Cristo cuidar de seu rebanho, como um Bom Pastor.
A Ordem vigente considera herético, inimigo público, louco e perigoso o Filosofo.
De tempos em tempos sempre aparece um Cristo; nos lugarem mais improváveis e inusitados.
Quem será esse Cristo? Só Deus sabe.
Enquanto ele não aparece, seja uma pessoa:
- Ética
- Altruísta
- Crítica
- Cidadã
- Esforçada
- Estudada
- Consciente
- Equilibrada.
Nunca perca a Esperança!
Que a Paz seja Convosco! =D