sábado, 23 de agosto de 2014

EUA, Orgulho e Queda

                                         

Os EUA, como um todo, podem ser resumidos assim:

Um homem branco de meia idade racista, xenofóbico, machista, homofóbico, ganancioso, orgulhoso, fanaticamente religioso, arrogante e obeso, com um revolver da Smith & Wesson na cintura, fumando um Marlboro, um chapéu de baseball, um tênis da Nike, uma camiseta da Hollister, uma blusa da GAP, uma calça da Diesel, um iphone 5 no bolso, andando em uma cadeira motorizada com uma bandeirinha dos EUA na frente, carregando compras inúteis atrás e comendo um hambúrguer de 5 andares enquanto toma uma Coca-Cola de 2 litros...e não vai ter dinheiro para pagar por tudo isso no final.

Não estou falando que todos os estado-unidenses são assim (e tenho certeza absoluta que muitos não o são), porém, infelizmente, muitos o são. E muitos adotaram o lema do Gordon Gekko: ''Greed is Good''

O problema é que a ganância, assim como as chamas, uma vez alimentada, cresce ao ponto em que consumirá tudo e a todos, e nada mais restará.

Nada nem ninguém irá derrubar o colosso que são os EUA senão o peso inconsequente de sua própria ganancia desenfreada.

Quanto maior o tamanho, maior é a queda.

O fim ao qual chegaram o Império Romano, o Império Britânico e o Terceiro Reich , os EUA irá invariavelmente chegar, pois sua grandeza é baseada no engano, e toda grandeza baseada no engano tem como consequência a auto-destruição.

O engano é a ilusão de poder, e somente os orgulhosos e ambiciosos possuem essa ilusão.

E como diz o livro dos Provérbios: O orgulho precede a queda.

A história, como sempre, irá se repetir.

É tudo questão de tempo.

Evolução e Revolução

                                       


O capitalismo é o melhor sistema econômico que o homem inventou até o presente momento.

PORÉM, assim como todos os sistemas econômicos que o homem já inventou, o capitalismo criou, cria e criará suas próprias contradições e falhas, que inevitavelmente resultarão no colapso do sistema, abrindo espaço a um novo e melhor sistema econômico.

É tudo uma questão de tempo.

A economia sempre deve evoluir e é o que tem feito, desde a antiguidade até a idade contemporânea.

O aumento populacional (e portanto aumento da demanda), evolução tecnológica e a organização das sociedades humanas em Estados nos levou de um sistema comunal a um sistema asiático de produção, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema escravista de produção, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema feudal, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema capitalista, que é o presente sistema.

É imperativo que a economia evolua, e somente evoluindo podemos aperfeiçoar a produção e a estabilidade social.

Mesmo que o capitalismo consiga dar ''voltas'' para ''remendar'' suas próprias contradições, eventualmente chegaremos a uma rua sem saída, onde será necessária a mudança.

O capitalismo é como um balde que constantemente cria vazamentos, e sempre tentamos remendar os vazamentos.

Chegará a um momento onde não haverá como remendar.

Não haverá para onde correr.

Não haverá para onde fugir.

Deveremos encarar o problema de uma vez por todas.

Quando este dia chegar, a mudança é a unica solução.

O capitalismo, assim como seus antecessores, irá se tornar obsoleto um dia.

Nenhum rei governa para sempre, assim como nenhum sistema é eterno e perfeito, pois é necessário que um sistema seja imperfeito para que a sociedade possa evoluir e se aprimorar.

Se o capitalismo não nos levar a aniquilação total através de guerras ou poluição ambiental que torne o planeta insustentável para a vida humana, ele irá ceder espaço a um novo sistema que vai ser mais justo e melhor, e que talvez garanta a dignidade de uma pessoa humana a todos nesse planeta.

Devemos aprender com os erros do passado para criar um futuro melhor para nós e para nossos semelhantes; esse foi o legado de todas as eras pelas quais a humanidade passou.

O mundo possui apenas uma constante eterna e imutável: a necessidade de mudar.

Porém, a mudança leva tempo, tempo que pode chegar a séculos, senão milênios; mas eventualmente e inevitavelmente a mudança chegará.

O futuro será o socialismo que Marx previa? Talvez não, mas certamente será algo diferente do que é o capitalismo agora e também tende a ser mais justo, seguindo a linha histórica-empírica.

Como diz o epitáfio de Karl Marx: ''Os filósofos apenas interpretaram o mundo. O que importa é muda-lo''

É natural evoluir, e para evoluir é preciso mudar.

Conservadorismo, Humor e Vitimismo

      

Virou modinha alegar que a classe média e a classe alta estão sendo oprimidas por politicas assistencialistas, por politicas afirmativas, pelo discurso politicamente correto, por leis trabalhistas, por leis ambientais, pelo respeito ( o pouco que temos) aos direitos humanos (ou como eles gostam de chamar ''Direito de bandido'' ou como gostam de falar: ''Direitos humanos para humanos direitos'') e a dignidade da pessoa humana, pelo ''estado malvadão'', por ''impostos abusivos'' que os ricos mal pagam (isso quando não sonegam)

E depois do vitimismo todo, chega a hora de defender a boa, velha, tradicional e falha ''meritocracia''; aquele tipo de meritocracia elitizada pelas classes sociais mais avantajadas (as mesmas que são contra politicas afirmativas que visam democratizar o acesso a trabalhos que geram uma renda melhor, especialmente para os menos favorecidos).

Falar daquela falsa concepção de ''seu sucesso financeiro depende somente e tão somente do seu esforço'' é fácil para economistas da grande mídia (tipo Rodrigo Constantino) quando não são eles que suam debaixo do sol ardente numa lavoura com pouca ou nenhuma chance de sair desse estilo de vida, enquanto ganha milhares de reais para falar coisas absurdas, ignorantes e completamente elitistas.

Também chega a hora de usar da liberdade de expressão (ironicamente garantida pelos direitos humanos) para fazer humor politicamente incorreto (que, na grande parte do tempo, nada mais é do que preconceito legitimado através do humor e da liberdade de expressão) e formar opiniões racistas, homofóbicas, machistas e que veiculem diversos tipos de pensamentos preconceituosos, sobretudo contra grupos minoritários em nossa sociedade.

Prova disso? Quantas piadas de branco você conhece? De heterossexual? De ricos? Mas todos conhecemos piadas de negros, gays, pobres, etc.

O humor pelo humor não possui crítica ou alguma função social que vise melhorar a convivência social ( o que é de interesse de todos nós, em verdade).

São apenas risadas secas e sem nenhum direcionamento critico que faça as pessoas pensarem e refletirem.

Um humor ignorante para pessoas ignorantes, do jeito que as elites gostam.

Alguns podem levar piadas preconceituosas na brincadeira, mas muitos outros (sobretudo o pessoal das classes abastadas) adotam o pensamento preconceituoso contido na piada.

Esse é o grande problema.

De fato, os que menos têm a reclamar são os mais escutados; e os que mais têm a reclamar são ignorados.

Podemos ouvir claramente as vozes dos que dizem estar sendo oprimidos, e não escutamos as vozes dos que realmente são oprimidos (frequentemente pelos que dizem estar sendo oprimidos)

Vitimismo das elites: tão insano e exagerado que poderia até virar humor.

Conservadores e Democracia

Uma coisa que não suporto são conservadores querendo tirar direito de outrem em nome de uma religião ou uma moralidade, por vezes hipócrita.

Acho que esse é o problema com conservadores: eles não entendem (ou não querem ver) que ninguém quer tirar os direitos deles, apenas queremos ampliar os direitos que eles possuem aos que não possuem.

Exemplo clássico: conservadores dizem que os homossexuais são uma ameaça para o casamento monogâmico tradicional cristão e não devem ter o direito de se casar, afim de ''preservar'' a moralidade, o casamento tradicional e proteger as crianças de SUPOSTAS influências da homossexualidade (porque nunca se passa pela cabeça de um conservador que as pessoas NASCEM homossexuais; eles pensam que se trata de uma escolha).

Ninguém aqui quer tirar o direito de cristãos conservadores de se casarem dentro dos moldes que prega a religião cristã, e isso NÃO SIGNIFICA QUE TODOS DEVEM OBEDECER ESSE MOLDE, JÁ QUE NEM TODOS QUEREM VIVER DESSA MANEIRA.

Conservadores tem uma forte tendência a não aceitarem os que são diferentes deles ( que na grande maioria das vezes não apresentam, de facto, nenhuma ameaça para a sociedade) e frequentemente usar da política para reprimir os diferentes e negar-lhes direitos, sobretudo os fundamentais, como o direito de formar família.

Sim, o molde monogâmico tradicional cristão é uma forma de organização familiar, assim como são as famílias monoparentais, assim como são pessoas solteiras, assim como são os casais homoafetivos, assim como são as uniões estáveis.

Ninguém quer tirar direitos aqui (apenas os conservadores), apenas queremos amplia-los.

''Nazismo é de esquerda!''





Posso sim achar os capitalistas no diagrama: Isma'il Pasha, Hideki Tojo, Leopoldo II da Bélgia e Adolf Hitler.

Para as olavetes conservadoras de plantão que irão (novamente) insistir que ''o nazismo é de esquerda'', coloco para refletir:

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães é o mesmo partido que, quando estava no poder:

- Perseguiu socialistas e outros membros da esquerda.

- Praticamente destruiu ou tirou o poder dos sindicatos.

- Não acabou com a propriedade privada dos meios de produção (pelo contrário, encorajou, especialmente com as corporações que faziam negócios e até participavam nas decisões do governo. O nome disso? Corporativismo.)

- O governo tinha fortes laços com a religião (sobretudo com alguns setores da Igreja Católica)

- Tinha uma política militar e expansionista que trazia lucros absurdos ás corporações (tanto nacionais quanto estrangeiras, e isso inclui EMPRESAS NORTE-AMERICANAS, como a General Motors, por exemplo.)

- Usava trabalho forçado para trazer mais lucros aos empresários, sobretudo os associados ao partido nazista.

- Declarou guerra aos soviéticos, que eram de esquerda.

Falar que Nazismo é de esquerda é o cumulo da ignorância.

*P.S: SIM, existem SIMILARIDADES entre os governos de extrema-direita (fascistas) e extrema-esquerda (ditaduras de esquerda), mas os dois NÃO SÃO, repito, NÃO SÃO IGUAIS. Entendam de uma vez!

O Muro

    



Estando em cima do muro podemos ver com clareza ambos os lados, enquanto que presos a um lado, só vemos aquilo que queremos ver.

Prefiro ser humilde em minhas incertezas do que arrogante em minhas certezas.

Justo é aquele que analisa a vítima e o réu ao invés de se prender a apenas uma das partes.

Enquanto houver dúvida, estarei em cima do muro, pois prefiro ficar em cima do muro do que estar preso a um lado só.

Duvide sempre de tudo e todos!

Questione as coisas!

Questione tudo!

Não acredite em tudo que ouve, lê ou vê!

Estude!

Pergunte!

Reflita!

Critique!

Depois de tudo isso, se vai com tua convicção, persiga-a!

Nada nem ninguém pode te impedir de pensar, criticar e refletir.

Se isso é um pecado, então que eu seja eternamente um pecador.

Se duvidar é o caminho certo para o Inferno, então não quero estar no Céu.

Não se contente com respostas prontas e absolutas, pois somente o tolo está preso a isso.

Essa é a verdadeira filosofia.

''Malditos esquerdopatas!''

   


Malditos esquerdopatas idiotas uteis manipulados pelo MEC com esses 13° salário, férias remuneradas, carga horária máxima de 8 horas, horas extras remuneradas, licença maternidade e serviços públicos gratuitos da vida! 

Não tem mais como os patrões, ou melhor dizendo: os ''criadores de empregos'', explorarem o trabalho ''subjetivo'' e ''voluntário'' do trabalhador, que nem é afetado pela chantagem em cima do exército de reserva e pelo fato de que se ele não trabalhar morrem ele e sua família de fome, sem o Estado querer intervir criando leis que garantam o minimo de dignidade aos trabalhadores! 

Trabalhadores estes que nem ralam todo dia para os patrões poderem comprar uma Mercedez-Bens e dar um Iphone 5 para o filhinho mimado que acha que a vida dele é dura e que a situação dele é ruim. 

Mas não tem problema, é só fazer lobby e campanha política privada para políticos que representam nossos interesses e sucatearem os serviços e a administração pública em favor da nossa causa elitista e usar os meios de comunicação em massa (que nos pertencem) para induzir a população mais carente a acreditar que nosso interesse é o interesse deles também!

Viva a Democracia!

                           


Devemos aprender a diferenciar uma democracia de fato de uma tirania da maioria, e diferente de alguns que defendem a segunda opção, como Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP) por exemplo, devemos cultivar a tolerância e o respeito para a construção de uma sociedade mais justa, mais harmônica e que respeite e efetive o Estado Democrático de Direito.

Não é democracia de fato um regime onde a minoria deve se curvar a vontade da maioria.

Isso é uma forma de tirania.

Democracia é um regime onde a vontade da maioria é efetivada sem desrespeitar os direitos das minorias.

Isso é democracia.

Somente respeitando é que se cria uma sociedade melhor.

Um estrela não deve ofuscar o brilho de outra estrela.

Respeito e Tolerância!

 Por uma sociedade mais solidária e democrática para todos!

''Deus está morto!''

                                    

O que entendo quando leio a frase ''Deus está morto!'' do Friedrich Nietzsche:

Significa que a humanidade superou a noção atrasada de que precisamos de respostas sobrenaturais, prontas e incertas para nosso modo de agir e sobre nossa conduta em sociedade.

Não queremos mais deuses e clérigos nos dizendo o que devemos ou não fazer e determinando a lei dentro da sociedade.

Recai agora a humanidade definir o seus passos e traçar nosso próprio destino no mundo e não aderir a ideia de que seres sobrenaturais determinam nosso caminho e nossas escolhas.

Recai agora a humanidade desenvolver seu próprio potencial e tomar suas próprias decisões.

Essa era sombria onde a vontade dos deuses (que convenientemente era interpretada pelo clero) é a palavra final, ao meu ver, começa a morrer a partir de um dos períodos mais gloriosos e importantes da história humana: a Renascença.

Não é coincidência que a palavra Renascença vem da palavra Renascer, pois ''matamos'' um modo de vida afim de dar luz a outro modo de viver: um modo de viver onde não é a fé e superstições que norteiam a conduta humana, mas os ideais de progresso, de razão, estudo e desenvolvimento das ciências e das artes.

Nós matamos nossa antiga maneira de viver para dar luz a outra maneira de viver.

Nós ''matamos'' Deus, afim de dar luz a uma Nova Era: a Era da Razão.

E essa Nova Era ainda há de se desenvolver muito.

domingo, 17 de agosto de 2014

100% Negro 100% Branco

                         

Não existe racismo. Racismo é algo que as minorias vitimistas criaram para a sociedade nutrir ódio e preconceito contra brancos. #SQN

E depois reclamam que ''branco não pode usar uma camisa escrito ''100% branco'' sem ser chamado de racista''

Talvez seja porque o povo que quer usar esse tipo de camisa frequentemente são os mesmos que acreditam em supremacia branca, cometem atos racistas e fazem discursos de ódio e preconceito, alegando estarem exercendo sua liberdade de expressão, quando na verdade estão abusando do direito e estourando a razoabilidade do mesmo.

Parece que não entendem que liberdade de expressão não inclui discursos de ódio, pois o discurso de ódio viola outro direito fundamental: o de ser tratado de forma digna de uma pessoa humana.

Ninguém merece ser tratado de forma racista e preconceituosa.

''Eh, mas um negro pode falar que tem orgulho de ser negro e um branco não pode falar que tem orgulho de ser branco sem ser chamado de racista''

Primeiro: eu, pessoalmente, sou contra qualquer tipo de sentimento de orgulho. Eu advogo que basta a pessoa estar feliz com seus próprios atributos e respeitar os atributos de outrem.

Segundo: o movimento do orgulho negro não tem como pauta inferiorizar brancos e outras etnias (SIM, existem negros que realmente são racistas e odeiam brancos, mas eles NÃO SÃO a maioria e não representam o pensamento da maioria dentro do movimento negro. São um grupo estritamente recluso e sectário.) enquanto que a esmagadora maioria dos movimentos de orgulho branco tem pautas racistas e que visam segregar outras etnias.

Terceiro: aqueles que querem usar esse tipo de camisa deveriam ter a consciência da historicidade da questão do ''orgulho branco'', já que o ''orgulho branco'' foi motivo de muitas mortes, perseguições e violações de direitos fundamentais. (Vide o neocolonialismo, uso de trabalho escravo e exploração colonialista-imperialista com a justificação da ''superioridade evolutiva'' dos europeus caucasianos, linchamentos a negros, a Ku Klux Klan, segregação racial nos EUA, racismo contra diversos grupos étnicos e discursos de supremacia branca por parte de regimes fascistas, como o de Adolf Hitler na Alemanha Nazista)

Esse é o motivo pelo qual um branco que usa camisetas do tipo ''100% branco'' é chamado de racista e um negro que usa uma camisa de ''100% negro'' não: historicidade.

O movimento Black Power não pregava a inferioridade de brancos ou que eles deviam ser tratados de forma inferior. O movimento (tendo lideres como Martin Luther King por exemplo) na verdade defendia que negros e brancos e todas as outras etnias deveriam ser tratadas com igualdade e que medidas segregacionistas (como por exemplo: bancos para negros e bancos para brancos, que até na década de 60 ainda estava em vigor esse tipo de absurdo) deveriam ser abolidas e que os negros deveriam se organizar afim de serem reconhecidos dentro da sociedade e serem tratados de maneira digna.

A pauta do movimento Black Power é colocar brancos e negros em patamar de igualdade.

Em contrapartida, movimentos de ''orgulho branco'' frequentemente resultavam em grupos supremacistas e racistas, como a Ku Klux Klan, que já chegou a ter mais de 3 milhões de adeptos. Grupos que agrediam e por vezes matavam pessoas pelo simples fato de não serem brancas.

A pauta dos movimentos de orgulho branco é justamente o contrário: criar desigualdades entre brancos e negros.

Porque uma pessoa usar uma camisa escrito ''100% branco'' em um pais onde a maioria NUMÉRICA não são brancos, por analogia, é a mesma coisa que querer fazer uma convenção sobre armamentos em uma cidade que acabou de passar por um tiroteio, como foi o caso de Columbine, nos EUA.

De maneira similar, fazer uma convenção pró-armamentos nucleares em Hiroshima ou Nagasaki no Japão.

De maneira similar, fazer uma saudação nazista para um grupo de alemães fora da Alemanha (já que é crime fazer tais referências na Alemanha).

A lei não impede você de usar uma camisa escrito ''100% branco''. A questão é: você deveria?