sábado, 23 de agosto de 2014

Evolução e Revolução

                                       


O capitalismo é o melhor sistema econômico que o homem inventou até o presente momento.

PORÉM, assim como todos os sistemas econômicos que o homem já inventou, o capitalismo criou, cria e criará suas próprias contradições e falhas, que inevitavelmente resultarão no colapso do sistema, abrindo espaço a um novo e melhor sistema econômico.

É tudo uma questão de tempo.

A economia sempre deve evoluir e é o que tem feito, desde a antiguidade até a idade contemporânea.

O aumento populacional (e portanto aumento da demanda), evolução tecnológica e a organização das sociedades humanas em Estados nos levou de um sistema comunal a um sistema asiático de produção, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema escravista de produção, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema feudal, e quando este tornou-se insustentável, evoluímos para o sistema capitalista, que é o presente sistema.

É imperativo que a economia evolua, e somente evoluindo podemos aperfeiçoar a produção e a estabilidade social.

Mesmo que o capitalismo consiga dar ''voltas'' para ''remendar'' suas próprias contradições, eventualmente chegaremos a uma rua sem saída, onde será necessária a mudança.

O capitalismo é como um balde que constantemente cria vazamentos, e sempre tentamos remendar os vazamentos.

Chegará a um momento onde não haverá como remendar.

Não haverá para onde correr.

Não haverá para onde fugir.

Deveremos encarar o problema de uma vez por todas.

Quando este dia chegar, a mudança é a unica solução.

O capitalismo, assim como seus antecessores, irá se tornar obsoleto um dia.

Nenhum rei governa para sempre, assim como nenhum sistema é eterno e perfeito, pois é necessário que um sistema seja imperfeito para que a sociedade possa evoluir e se aprimorar.

Se o capitalismo não nos levar a aniquilação total através de guerras ou poluição ambiental que torne o planeta insustentável para a vida humana, ele irá ceder espaço a um novo sistema que vai ser mais justo e melhor, e que talvez garanta a dignidade de uma pessoa humana a todos nesse planeta.

Devemos aprender com os erros do passado para criar um futuro melhor para nós e para nossos semelhantes; esse foi o legado de todas as eras pelas quais a humanidade passou.

O mundo possui apenas uma constante eterna e imutável: a necessidade de mudar.

Porém, a mudança leva tempo, tempo que pode chegar a séculos, senão milênios; mas eventualmente e inevitavelmente a mudança chegará.

O futuro será o socialismo que Marx previa? Talvez não, mas certamente será algo diferente do que é o capitalismo agora e também tende a ser mais justo, seguindo a linha histórica-empírica.

Como diz o epitáfio de Karl Marx: ''Os filósofos apenas interpretaram o mundo. O que importa é muda-lo''

É natural evoluir, e para evoluir é preciso mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário