Ideologias Politicas
Anarquismo: É uma ideologia que defende a inexistência de Estado, Governo ou qualquer forma de Instituição que cria uma relação hegemônica entre indivíduos. Visam Liberdade total, e por vezes, os fins justificam os meios: o uso da violência pode ser ou é necessária para alcançar esse objetivo, ou seja, a destruição do Estado. Alguns conceitos anarquistas são:
- Ação Direta
- Anti-autoritarismo
- Anti-nacionalismo
- Anti-militarismo
- Autogestão, ou Democracia Direta
- Desobediência Civil
- Luta de Classes (junto com o Marxismo)
- Consenso e Apoio Mutuo
- 'Faça Você Mesmo' (Punk)
- Coletivismo
---------------------------------------------------------------
Comunismo: É uma ideologia que visa uma sociedade igualitária, sem classes e desigualdades. Assim como os anarquistas, visam a inexistência de um Estado, porém, dentro do Comunismo, há o Socialismo, que seria a transição do Capitalismo (sociedade desigual) para Comunismo (sociedade igualitária). No Comunismo, todos os meios de produção são coletivizados e estatizados. Os Comunistas, assim como os Anarquistas podem fazer o uso de violência para chegar a seus objetivos, como foi o caso da Revolução Cubana em 1959. O Comunismo é dividido em dois: o Socialismo Utópico, que visam o comunismo sem explicar como chegar lá; e o Socialismo Cientifico ou Marxismo, que através da Sociologia, explica como podemos chegar ao estado de Comunismo. Alguns dos ícones mais influentes do Comunismo é o Martelo e a Foice, o fuzil AK-47, o rosto de Ernesto 'Che' Guevara, o Muro de Berlim e a Cortina de Ferro. Alguns conceitos Comunistas são:
- Mais-Valia, ou seja, a relação desproporcional entre quantidade capital por quantidade de trabalho
- Classe Social, ou seja, homens são divididos essencialmente pelo status social
- Ditadura do Proletariado, ou seja, o domínio total da classe operaria e estatização da economia
- Luta de Classes, ou seja, a luta entre os operários contra a burguesia e nobreza
- Materialismo Histórico, ou seja, o estudo da historia da humanidade baseada em sua produção
- Determinismo, ou seja, a ideia de que o meio em que um individuo vive determina sua personalidade
---------------------------------------------------------------
Fascismo: É uma ideologia que tem em destaque um regime Totalitário, Militarista, Corporativista, Nacionalismo, Expansionismo (geralmente militar), Liderança Carismática (característica totalitária e populista). No Fascismo, ao invés do Estado estar a serviço do Povo, o Povo está a serviço do Estado, e tudo, absolutamente tudo, é assunto do Estado. Não tem interesse ou são até Xenofóbicos em relação a imigrantes ou pessoas fora do grupo étnico que um Fascismo defende. Quem manda na economia e no Estado são corporações e empresas privadas, e essas empresas colocam um líder carismático e messiânico para iludir o Povo, através da propaganda por exemplo. Alguns conceitos fascistas:
- Totalitarismo
- Militarismo
- Corporativismo
- Nacionalismo
- Expansionismo
- Xenofobia
- Darwinismo Social
---------------------------------------------------------------
Nazismo: É uma ideologia que tem em destaque a ideia eugênica de Raça Superior, ou seja, para os nazistas, que não é considerado um 'Ariano' não merece viver: deve morrer. Exemplos: Judeus, Negros, Homossexuais, Deficientes Físicos, Ciganos, Comunistas, Liberais, Pacifistas e outros grupos. Possui muitas das características do fascismo, exceto que no Nazismo, quem manda é um partido politico, no caso, o Partido Nacional-Socialista (não se engane pelo nome!) Alemão, e não corporações/industrias. Possui apenas um líder um Füher, no caso, Adolf Hitler. Foram os responsáveis por um dos maiores massacres da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje existem pessoas que dão apologia aos ideais nazistas, e são chamados de Neonazistas. Os nazistas usam a Suástica como simbolo. Alguns conceitos nazistas são:
- Raça Ariana
- Eugenia
- Mein Kampf, obra literária escrita por Adolf Hitler
- Saudação Nazista
- Holocausto Judeu
- ''Um povo, um império, um líder''
- Todos os outros conceitos Fascistas, exceto o Corporativismo.
---------------------------------------------------------------
Populismo: É uma ideologia elitista e autoritária, que visa ter poder e apoio de todas as classes sociais em um país. Fazem frequente uso de propaganda ufanista e de um líder carismático. Não são totalitários, pois populistas dão um certo grau de liberdade aos indivíduos. Tendem a não ser tão democráticos e não apoiam partidos políticos. São bem patrióticos e nacionalistas. Também estatizam alguns setores da economia, mas nunca todos. Alguns conceitos Populistas são:
- Nacionalismo
- Propaganda
- Liderança Carismática
- Apoio de todas as Classes
- Patriotismo
---------------------------------------------------------------
Conservadorismo: É uma ideologia que visa principalmente a manutenção e preservação de valores morais tradicionais, e geralmente religiosos. São muito intolerantes a mudanças, e quando há, ocorre em proporções minusculas. É autoritário e acreditam que o conceito de individualidade leva ao estatismo e Totalitarismo ( por isso muitos deles mostram repúdio a ideais fascistas, nazistas e comunistas). São conceitos Conservadores:
- Tradicionalismo
- Autoritarismo
- Patriotismo
- Estagnação Social
- Valores Familiares
- Ordem Social
---------------------------------------------------------------
Imperialismo: É a ideologia de expansão e dominação de outros Estados por um Estado maior, ou Império. Essa dominação serve para atender exclusivamente a necessidades do Império, sem se importar com a condição econômica, politica e social do país dominado. Imperialistas dominam outros países a fim de buscar matérias primas para usar na produção de produtos industrializados e vender para um mercado consumidor. O imperialismo pode ser denominado também de Neocolonialismo. As nações imperialistas geralmente tem a classe burguesa no comando ou influencia da esfera politica do Império, e fazem uso de descobertas e estudos científicos como a Evolução e Seleção Natural para justificar o Racismo para então justificar sua dominação sobre outros países. São conceitos Imperialistas:
- Racismo
- Eurocentrismo
- 'Big Stick'
- Extração de Matéria Prima
- Conferência de Berlim
- Militarismo
- Industrialismo
- Mercado Consumidor
- Corrida Armamentista
---------------------------------------------------------------
Sionismo: É a ideologia Judaica que diz que os Judeus tem direito a ter um Estado próprio, com justificativas religiosas (Torá). A diáspora judaica é a fragmentação dos judeus, levando-os a morar em diversos países separados, e o Sionismo visa acabar com isso, e conseguiu, com a criação de Israel, por decisão das Nações Unidas.
---------------------------------------------------------------
Liberalismo: É a ideologia que defende, sobretudo, o direito a propriedade privada, a não-intervenção do Estado na economia, ou seja, a economia é controlada por mãos privadas, a separação entre Estado e Igreja (secularismo ou Estado laico). É a ideologia mais influente no mundo moderno e contemporâneo. Os liberais defendem também a liberdade individual, livre concorrência, livre mercado, Estado Minimo (ou seja, o Estado exerce pouco ou nenhum poder, como é o caso do Anarco-capitalismo , Estado de Direito (ou seja, o Estado tem o dever de garantir aos cidadãos direitos como: a vida, liberdade, democracia, propriedade privada, igualdade jurídica e expressão, sem distinção de raça, credo, cor, etc.). São contra qualquer tipo de governo que abuse e iniba liberdade para indivíduos principalmente quando essa inibição envolve a economia, ou seja, são contra contra ideologias estatistas e keynesianas.
São conceitos Liberais:
- Propriedade Privada
- Liberdade Individual
- Estado Minimo
- Livre Comércio
- Livre Concorrência
- Estado de Direto
- Liberdade politica, religiosa e econômica
- Direitos Naturais
- 'Mão Invisível'
- Globalização
*O Liberalismo pode ser considerada a união entre o Libertarianismo, que visa liberdade individual e direitos, como o Liberalismo econômico, que visa liberdade de comércio e não-intervenção estatal.
---------------------------------------------------------------
Social-Democracia: É uma ideologia que defende que a transição do Capitalismo para o Comunismo, ou seja, o Socialismo deve ocorrer não com revoluções, mas sim através de uma evolução democrática, através de reformas graduais do sistema capitalista, por forma a torna-lo mais igualitário, surgindo como forma ideal de democracia representativa para alguns pensadores. Os seus princípios na busca do estado de bem estar social são os seguintes: primeiro, a liberdade inclui não somente as liberdades individuais, entendendo-se por “liberdade” também o direito a não ser discriminado e de não ser submisso aos proprietários dos meios de produção e detentores de poder político abusivo. Segundo, deve haver igualdade e justiça social, não somente perante a lei mas também em termos econômicos e sócio-culturais, o que permite oportunidades iguais para todos, incluindo aqueles que têm desigualdades físicas, sociais ou mentais. Finalmente, é fundamental que haja solidariedade e que seja desenvolvido um senso de compaixão para vítimas da injustiça e desigualdade. São conceitos Sociais-Democráticos:
- Democracia Representativa
- Democracia Econômica
- Direitos Trabalhistas
- Economia mista
- Nacionalização
- 'Welfare state' ou Estado do Bem-Estar
- Comercio Justo
- Ambientalismo
- Corporatismo Social
- Desenvolvimento Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário