quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Civilizado ou Bárbaro?
Quem era mais bárbaro, os Romanos ou os Bárbaros?
Não é explicado o porque alguns nascem mais fracos e outros mais fortes. Não é explicado porque alguns nascem formiga e outros cigarra, e é uma estranha coincidência que no darwinismo social, apenas um pequeno grupo será privilegiado; os que nasceram afortunados no lar dos vencedores.
Se você for ver, todos os governos e ideologias politicas que tinham base no darwinismo social foram tiranas e fracassadas, não vou mencionar países, apenas direi que eles falam alemão, russo, italiano e inglês
A America foi invadida para beneficiar um grupo de pessoas ricas, fechadas, sem escrúpulos e com um fetiche por dominação. Colocar a Europa como sendo o 'civilizado' e superior é ARROGANTE, porque os Maias tinham uma arquitetura e matemática anos-luz mais desenvolvidas que a européia.
É obvio que a Europa tem uma qualidade de vida bem maior do que qualquer continente no mundo, só que isso não torna a Europa superior em relação ao resto do mundo, porque sem o resto do mundo, a Europa é um nada.
Um homem não é uma ilha, um homem não pode viver isolado, por mais independente e individual que seja, um homem precisa viver em comunidade com outros homens, caso contrário, as consequências desse individualismo egocêntrico e fechado podem ser fatais.
Não estou falando que ter individualidade é inútil pelo contrário, é EXTREMAMENTE importante para o desenvolvimento da personalidade. Mas aprender a aceitar outras culturas e usar palavras ao invés de pólvora, é mutuamente benéfico, e sempre nós tivemos essa oportunidade, mas como eu disse, para o beneficio de poucos, sempre foram tomadas as decisões mais violentas e imprudentes.
Não estou falando que os europeus não deviam ter vindo pra América, eu penso que os europeus deviam ter vindo com o intuito de encontrar outras culturas, fazer acordos e se estabelecer num novo continente vivendo numa relação diplomática e harmoniosa com os nativos; exterminar humanos para o beneficio de apenas um determinado numero de pessoas não é algo que se faça, porque nós não gostaríamos que isso fosse feito conosco (Regra de Ouro: http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_rule). Isso é mais do que uma questão politica, isso é uma questão de respeito e educação para com as pessoas.
Violência para se defender é justificável, mas para ficar rico e/ou beneficiar quem menos precisa é simplesmente algo que não se faz.
Sobrevivência dos mais fortes é um conceito incompleto, pois os mais fortes, em verdade, são os mais vulneráveis, já que sem os mais fracos, os mais fortes não duram. O melhor exemplo disso são os dinossauros, criaturas enormes e monstruosamente fortes que sem coisas pequenas como plantas e algas, não tiveram herbívoros para predar (já que os herbívoros morreram aos montes pela falta de plantas, devido o bloqueio da luz solar por parte da poeira levantada pelo meteoro) e acabaram se extinguindo.
Seres massivos e colossais não são nada sem as pequenas coisas...
Por isso penso que, mesmo que se a liderança seja feita pelos mais fortes, é de interesse do líder e é necessário, pelo bem de todos, tanto o líder quanto os subordinados, que o líder seja prudente, bondoso e busque sempre evitar guerras e conflitos armados, promover o bem estar de todos e desenvolver uma sociedade sustentável e equilibrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário