quarta-feira, 9 de julho de 2014

Outra reflexão sobre Criminalidade




A solução para a criminalidade não está no cano de um revolver, na lâmina de uma espada ou no peso de um porrete, mas em evitar o crime antes que o mesmo aconteça.

Qual a origem do crime?

Difícil responder, pois existem muitas fontes das quais surge o crime e cada crime é uma história diferente, um caso diferente.

É ignorante considerar que os criminosos são todos iguais e devem ser tratados todos igualmente, visto que embora em essência sejam todos criminosos, objetivamente são diferentes, pois os crimes foram diferentes, e portanto devem ser tratados de forma diferente.

Um erro é sempre um erro, mas cada erro é diferente.

Eis o motivo porque não se deve aplicar soluções únicas, simplistas e genéricas para a criminalidade, visto que é imprudência aplicar uma solução simples para uma questão complexa.

Pena capital é uma das ''soluções finais'' para a criminalidade que rodeia o senso comum.

Mesmo se todos os criminosos da Terra fossem exterminados ao mesmo tempo, a criminalidade não iria deixar de existir, pois matar criminosos é como cortar o mal pelas folhas: dado um certo tempo, outras passarão a ocupar o lugar.

Se queremos reduzir a criminalidade, devemos focar nas raízes do problema, e não nos frutos do problema.

Armas são pouco relevantes quando todos trabalham por uma sociedade mais justa e mais igual, com respeito, tolerância e com o olhar para o progresso.

Essa é minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário